Bienvenido

Vanessa Martins

Thursday, May 3, 2012

Série "Pesquisadores da Área"




Nome: Vanessa R. O. Martins


Cidade: Campinas

Ocupações atuais: Doutoranda em Educação pela UNICAMP; Professora de educação bilíngue na Rede Municipal de Campinas; Intérprete educacional na Faculdade Jaguariúna; Professora de pós-graduação em Libras e Educação de Surdos pela Atualize; Tutora Letras Libras da turma 2008.

Áreas de interesse: Pesquisa na área da filosofia da diferença e suas interfaces nos Estudos Surdos. Aprofundamentos: Estudos na área da Educação de surdos: Intérpretes de língua de sinais educacional; Educação Bilíngue; políticas linguísticas na surdez.

Fiz graduação na área de Educação especial, desde então tenho investigado a temática da interpretação no campo educacional. Minha inquietação move-se na busca de entender as micro-relações que ocorrem em sala de aula e as funções que o intérprete educacional ocupa diante da inclusão. Como atuei e atuo há alguns anos como intérprete educacional em vários níveis de ensino, com maior tempo no ensino superior, algumas questões se tornaram latentes devido a minha experiência. Diante disso, iniciei minhas pesquisas na graduação e na pós-graduação. Evidente que por atuar como professora bilíngue novos interesses de pesquisa tem me afetado. Destaco alguns trabalhos: dissertação (pesquisa sobre os paradoxos da inclusão de surdos com intérprete de língua de sinais) - autor de estudo Michel Foucault; e outros artigos.

Doutorado: Em andamento (UNICAMP)


Mestrado: Concluído (UNICAMP)
Dissertação: Educação de surdos no paradoxo da inclusão com interprete de língua de sinais: relações de poder e (re)criações do sujeito


Alguns artigos publicados:

O Acontecimento do Ensino e a Diferença da Surdez

 http://apps.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/viewFile/91/49

Intérprete de língua de sinais legislação e educação: o que temos, ainda, a “escutar” sobre isso?
 http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/1732

Escolra, Saberes e Produções Discurtivas: A Diferença como Possibilidade de Singularidade
 http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/158/83


0 comments:

Post a Comment