FONTE: http://www.feneis.com.br
Dados sobre a exclusão escolar do Surdo
Pelos dados abaixo, pode-se perceber como é de extrema importância e urgência que medidas sejam tomadas no sentido de promover uma verdadeira inclusão escolar dos Surdos, o que implica repensar, também, o que vem a ser uma educação de qualidade para os Surdos, porque não basta a inclusão deles no sistema escolar, eles têm que conseguir ficar e terminar o ensino médio, já que os pouquíssimos que conseguem estudar, apenas 3% terminam o ensino médio:
Censo Demográfico - 2000 | ||
Total c/surdez | Idade: 0 -17 | Idade: 18 -24 |
5.750.805 | 519.460 | 256.884 |
População do município do Rio de Janeiro: 5.551.000;
Censo Escolar2003 | (MEC/INEP) | ||
Total Surdosmatriculados | Ensino Básico | Ensino MédioConcluído | EnsinoSuperior |
56.024 | 2.041 | 344 |
- Total de crianças e jovens surdos (0 - 24) = 766.344;
- Total de Surdos matriculados = 56.024;
- Taxa de analfabetismo (7 - 14) => 28% = 15.686;
- Ensino Médio Concluído => 3% = 2.041;
- Ensino Superior iniciado = 344;
- Ensino Superior na Rede privada => 90%
- Total de Surdos excluídos do sistema escolar = 710.320
- População de Maceió: 723.230
- 55% das crianças surdas são pobres
Diante desses dados, só nos resta perguntar: onde estão os 710.320 Surdos excluídos e como inseri-los no sistema escolar para eles terem chance de uma inclusão social?
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