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Participação no Seminário

Sunday, October 9, 2011



È com este olhar da comissão organizadora, bem como, através da presidente da Associação de Apoio aos surdos do Alto Tietê, que foi convidada a participar deste grandioso evento, como palestrante, com o tema “O Aprendizado do Educando Surdo”. Tema este, que foi muito esperado pela maioria dos participantes inscritos no seminário.

Para se tornar parte da sociedade é necessário compreendê-la. A base para o sucesso de qualquer cidadão está na educação e isto não é diferente para as pessoas com surdez. Participar do sistema educacional é garantir a inclusão social e a igualdade de oportunidades.

Sendo sim, pude palestrar com importantes Pessoas Surdas renomada da sociedade paulistana, tais como:

·         Maria Shirley Villalva. Mestre em Lingüística/ Universidade Federal de Santa Catarina- (UFSC) - “Políticas Lingüísticas”;
·         Rimar Ramalho Segala. Mestre em Estudos da Tradução/ Universidade de Santa Catarina- UFSC – (Professor de Matemática) - “Experiências com Surdos“;
·         Sueli Ramalho Segala – Professor e Tradutor da LIBRAS - “Inclusão Familiar”;
·         INES – Sandra Alonso - “Informática Educativa“;
Entre outros que muito contribuíram para a prática pedagógica dos alunos surdos, no ensino regular e/ou em salas de escolas para surdos.


[1]  É uma língua usada pela comunidade surda brasileira. É uma língua reconhecida pela Lei 10436/2002 e  pelo Decreto 5626/2005. Essa língua é visual-espacial, ou seja, se realiza no espaço com articuladores visuais: as mãos, o corpo, os movimentos e o espaço de sinalização.
Neste evento ocorrem momentos significativos e fundamentais para os profissionais que lá estivaram em busca de conhecimento que visa a propiciar uma inclusão efetiva, cuja centralidade se refere ao educando surdo e surdo-cego e a importância da LIBRAS no contexto educacional e social.
Senti um enorme prazer, em poder esta em Mogi da Cruzes dando minha parcela de contribuição, mostrando minha pratica pedagógica na educação de Surdos na Educação Infantil e Séries Inicias, perceber que os resultados deste seminário deverá refletir, em uma mudança de postura nas situações de ensino-aprendizagem, na perspectiva de garantir que os alunos surdos aprendam os conhecimentos básicos indicados no Currículo, para que possam continuar seus estudos com sucesso.
Neste encontro, tive a oportunidade de representar o nosso CEI Sementinha, para receber o material que nos foi doado pelo Instituto Nacional da Educação de Surdos – INES, na pessoa de Sandra Alonso que também estava representado o Centro Nacional de Referência na Área da Surdez

MOMENTOS MARCANTES
As Palestrantes: Sandra (Ines), Shirley Villalva (UFSC) e Laura Serpa (eu)
Rimar Ramalho, Laura Serpa (eu) e Sueli Ramalho 




O evento contou com mais de 600 participantes



Veja os materiais recebidos do Inês para trabalhar com crianças surdas




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