Bienvenido

Sunday, November 22, 2009

Através destes exemplos, o professor ou o instrutor de LIBRAS poderá ter outras idéias para ampliar e/ou incluir outros objetos. Com os alunos ouvintes também será divertido desenvolver, assim facilitará a comunicação entre alunos surdos e ouvintes.
Nesta atividade todos os alunos deveram pernanecer em silêncio, até ao termino da dinâmica. Caso o participante da frente não entenda a palavra digitada ou sinalizada, só poderá ser repetida por três vezez, e após, repassar do jeito que entendeu.

Saturday, November 21, 2009



Cartão de Natal





BINGO DO ALFABETO MANUAL
Esta atividade poderá ser desenvolvida em classes mistas, ou seja, onde alunos surdos e ouvintes compartilhem o mesmo contexto educacional, assim favorecendo o processo de inclusão.



Implante Coclear - III

Thursday, November 19, 2009

Essa já é a terceria postagem que faço sobre o IMPLANTE COCLEAR. Assim como muitos acharam interessante, outros têm opinião contrária. No vídeo abaixo, ouvimos um surdo expressando sua opinião. Eu assisti e achei bem interessante. Vale apena assistir e tirar sua própria opinião.

Implante Coclear - II

Ana Mara Braga fez uma excelente entrevista com um médico que passou diversas informações sobre o Implante Coclear. Assista abaixo.

Implante Coclear - I



O implante coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, também conhecido como ouvido biônico, que estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo, afim de ser decodificado pelo córtex cerebral.

O funcionamento do implante coclear difere do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). O AASI amplifica o som e o implante coclear fornece impulsos elétricos para estimulação das fibras neurais remanescentes em diferentes regiões da cóclea, possibilitando ao usuário, a capacidade de perceber o som.
Atualmente existem no mundo, mais de 60.000 usuários de implante coclear.

LEIA MAIS AQUI

Boas notícias para o mundo dos TILS - Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais

Thursday, November 12, 2009

(Foto interpretando este ano no seminário ODM - Objetivos do Milênio)


Câmara reconhece profissão de intérprete da língua de sinais.

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (11) a votação do projeto de lei 4673/2004, de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS), que reconhece a profissão de intérprete da língua brasileira de sinais (Libras).

A proposta recebeu parecer favorável das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça. Como é um projeto de tramitação conclusiva pelas comissões, segue direto para apreciação do Senado Federal.

De acordo com o texto, os profissionais passam a ser reconhecidos para realizar a interpretação
das duas línguas - língua portuguesa e Libras - de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação. A proposta também visa interpretar as atividades didático-pedagógicas e culturais, viabilizando o acesso aos conteúdos curriculares, desenvolvidas nas instituições de ensino que ofertam educação fundamental, ensino médio e ensino superior.

Fica estabelecido pelo projeto que os profissionais deverão estar devidamente habilitados em curso superior ou de pós-graduação, em instituição regularmente reconhecida. Para os intérpretes que já exercem a função, fica estabelecido um prazo de dez anos para a sua adequação, podendo atuar neste período através de exame de proficiência em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa.

Segundo a autora da proposta, o desconhecimento da língua brasileira de sinais e a falta de intérpretes acentuam a exclusão social dos deficientes auditivos. "O direito à comunicação é um direito essencial do ser humano. A língua brasileira de sinais permite ao surdo sua integração social e participar como cidadão. É preciso mais que ter uma língua, ter um país que a reconhece como direito essencial", afirmou Maria do Rosário.

Fonte:http://www.ptnacamara.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1732:camara-aprova-reconhecimento-da-profissao-de-interprete-da-lingua-de-sinais&catid=1:latest-news&Itemid=108

(Recebi da lista de discussão BrasILS)

Comunicando Com os Surdos

Wednesday, November 11, 2009

Uma linguagem com o surdo contém muito mais do que apenas LIBRAS. Contém expressão, obseração e desejo de romper as barreiras de comunicação. Nilton Câmara fala sobre o tema com propriedade. Vale apenas assistir nesse vídeo.

Quero ver Você não Chorar


MUSICA PARA O NATAL QUE APROXIMA
QUERO VER VOCÊ NÃO CHORAR

Tuesday, November 10, 2009


MATERIAL UTILIZADO PARA A EXPLICAÇÃO DE COMO DEVERIA REALIZAR AS PESQUISAS DAS FOTOS PARA A EXPOSIÇÃO E REDIGIR O TEXTO.
ALUNOS SURDOS LENDO AS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM CADA FOTO DOS CARTAZES DOS AMIGOS. ASSIM UM CONHECENDO MELHOR O OUTRO.


ESQUEMA DE EXPLICAÇÃO SOBRE OS FATOS OCORRIDOS NA HISTÓRIA DO SURDO.
HISTÓRIA A CRIAÇÃO DO INES, FENEIS, ASSOCIAÇÕES DE SURDOS. QUEM SÃO E O QUE FAZEM. QUAL O PAPEL DA MEMORIA PARA A HISTORIA DE NOSSA VIDA.
TUDO TEM SUA HISTÓRIA, INCLUINDO OS OBJETOS DE USO PESSOAL COMO O APARELHO AUDITIVO, ROUPA, PORCELANAS, TELEFONES, LÃMPADAS, TELEVISÃO, RELÓGIO, ETC...
ESTE TRABALHO DEVE A DURAÇÃO DE TRÊS MÊS, DE PESQUISA, INFORMAÇÕES, CONVERSAÇÕES ENTRE OS ALUNOS SURDOS E A PROFESSORA, BEM COMO OS CONVIDADOS PARA AS PALESTRES.

Projeto de História

Monday, November 9, 2009




Apresentações dos alunos: História de Vida.
Os alunos escreveram individualmente um texto relatando os fatos ocorridos em suas vidas.

Projeto de História






PROJETO TODOS TEMOS UMA HISTÓRIA A CONTAR

Se o Sol se Por e a Noite Chegar

Música em Libras

Tua Luz Brilhou

Música em Libras. Tua Luz brilhou.

Felizes Aqueles Que Não Seguem Conselhos Maus

Música em Libras. Felizes aqueles que não andam em caminhos maus e aqules que não seguem conselhos maus.

Vem Reinar em Mim

Música em Libras. Um convite para Deus vir reinar em mim.

Victor e Leo - Tem que ser voce

Falando Com as Mãos

Friday, November 6, 2009

A inclusão de crianças com deficiência auditiva sempre foi polêmica, mas recentemente ganhou um novo rumo em nosso país. De acordo com a política do governo federal, elas não devem mais ficar segregados nas escolas especiais e precisam estudar desde cedo em unidades comuns, com um intérprete que traduza todas as aulas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o contraturno preenchido por atividades específicas para surdos. Problema resolvido? Nem de longe. Enquanto entidades do setor ainda denunciam a falta de estrutura para a implementação das regras (leia o quadro na página 74), os docentes já começam a receber parte dessa nova clientela e estão criando formas próprias de trabalho - muitas com sucesso. Clique Aqui Para Aprender Libras Gratuitamente ou/e Clique Aqui Para Ler Toda a Matéria Acima.



Flavio Brim

Marcas do que se foi

Wednesday, November 4, 2009


Click aqui para ABAIXAR a música

http://www.4shared.com/audio/ZYPK0ld8/NATAL_-_Musicas_Natalinas_-_Ma.htm


http://www.4shared.com/get/190429944/2c58cb16/Nenhum_de_Ns_-_Marcas_do_que_s.html

Click no play para OUVIR a música