Bienvenido

Sunday, October 18, 2009

PROJETO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
3ª SÉRIE EM LIBRAS – 2009
PROFª. LAURA SERPA

OBJETIVOS


• Proporcionar condições para que os alunos possam:
• Refletir sobre a importância das plantas para o bem estar social e ambiental, atentando para os interesses políticos e econômicos em torno do tema;
• Ampliar o repertório de nomes de plantas e os conhecimentos sobre elas;
• Desenvolver suas capacidades expressivas, críticas, estéticas e investigativas;
• Experienciar momentos prazerosos e desafiadores cognitivamente;
• Realizar pesquisas em diversas fontes inclusive na Internet;
• Aprimorar suas capacidades leitoras e escritoras;
• Socializar os conhecimentos adquiridos em cooperação com outros colegas.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Identificar as partes de uma planta;
• Observar e descrever, semelhanças e diferenças das folhas e cascas das diferentes plantas;
• Conhecer nomes populares, origens e curiosidades das plantas.

CONTEUDOS

• PLANTAS: Como crescem?
• Suas utilidades?
• Plantas que utilizamos na alimentação?
• Plantas medicinais

ETAPAS PREVISTAS


• Iniciaremos a aula utilizando com recurso do vídeo, passarei um filme enfatizando as partes de uma planta; arvores suas flores e frutas.
• Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema;
• Reflexão sobre os possíveis interesses políticos e econômicos em torno do tema (JORNAL);
• Conversa sobre a importância das plantas para o bem estar das pessoas e equilíbrio ambiental;
• Observação das plantas da escola;
• Recolher várias folhas no pátio ou em torno da escola, em sala, comparar as folhas, concluir que as folhas são igual às pessoas, cada uma é diferente, em sua forma, tamanho, cor, textura e utilidade. Existem plantas que podemos usar na alimentação, outras podemos utilizar como medicamento, algumas plantas servem para enfeitar e nos proporcionar a sombra. Depois de conversar sobre as folhas colocá-las em baixo de uma folha de ofício e com o giz de cera deitado pintar esta folha, para surpresa das crianças aparecerá o contorno das folhas. Para turmas mais avançadas pode-se elaborar um álbum com as folhas e o nome das árvores as quais pertencem e sua utilidade (alimentação, medicamentos, decoração, sombra, madeira...);
• Pesquisa em diversas fontes (inclusive na Internet) para nomear as plantas encontradas na escola;
• Experiência da germinação do feijão com anotações diárias;
• Brincadeira de descoberta da planta apenas pelo olfato;
• Montagem de quebra – cabeça de uma planta e nomeação de suas partes;
• Classificação de plantas;
• Visualização de cartazes ilustrativos sobre plantas tóxicas e medicinais;
• Bingo de plantas com cartelas ilustrativas e classificatórias;
• Construção escrita de listas de plantas;
• Leitura de histórias em quadrinhos sobre plantas com uso da T.V;
• Desenhos de plantas;
• É importante falar sobre os desmatamentos, queimadas e atos de vandalismo na natureza, como poluição do solo e da água e despertar na criança a consciência de preservação, indo além do não poluir, mas chamando atenção para atitudes erradas de quem ainda precisa de ajuda. Já existem empresas que se preocupam com isto e produzem peças com madeiras “reflorestadas”;
• A árvore da turma: Construir com papel pardo um tronco de árvore, as “folhas” serão pratos de plástico com a marca da mão da criança com guache, seu nome e uma palavra ou frase sobre a natureza, este cartaz deve ficar exposto para os pais.

0 comments:

Post a Comment