Bienvenido

Todo mundo aqui em casa estuda... até a gata!

Saturday, December 26, 2009



Pra finalizarmos o ano com muita alegria e com perspectiva de um novo ano cheio de mais alegrias e muiiiiiiiiiiiito mais produção!!

Um feliz 2010 a tod@s! ^^



PS: Na foto, a gata Pintada, uma das minhas três gatinhas!!


Pro-LIBRAS

Saturday, December 19, 2009

Benção de Deus!
Agora sou Instrutora de LIBRAS certificada pelo Pro-LIBRAS com nível superior!!
^^

Thursday, December 17, 2009


Atividades de contação de história pelos alunos. "O Brinquedo", este titulo foi criado pelos alunos, pois a atividade de dramatização e produção textual, foi a releitura das imagens. E a outra atividade trabalhada foi a história do Dragão Grandão.

Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.




Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.





Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.




Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.

Trabalhando com os textos de Mauricio de Souza

Saturday, December 12, 2009

Tuesday, December 8, 2009

Sobre o blog!

Clique nas categorias para ver os sinais ou use a ferramenta de busca aqui ao lado. Por exemplo: digite dor de cabeça e clique em Go. Vai aparecer a página do blog que contenha essa palavra.
Em algumas categorias as imagens e vídeos ainda estão sendo postados.

Gostaria de pontuar que alguns termos em português podem ser sinalizados de várias formas. Apesar da iconicidade, os falantes da língua podem convencionalizar diversas maneiras de expressar a mesma coisa. O regionalismo (produzido entre estados, municípios, bairros, etc.) evidencia essa diferença lexical pelo convívio de grupos mais ou menos fechados.

Dessa forma, em algumas ocasiões, apresentamos mais de uma possibilidade de expressar em libras o mesmo referente em português.

A escolha de um sinal em detrimento ao outro vai depender do contexto ou do perfil do seu interlocutor, assim como acontece na comunicação oral.

Atenciosamente,

Vânia Santiago

A NBR 15599/ 2008 - Acessibilidade - comunicação e prestação de serviço



Hospitais, clínicas, e demais instituições de assistência à saúde devem:

a) prover a seus médicos, enfermeiras e atendentes conhecimentos sobre as necessidades e limitações na comunicação de pessoas com deficiência visual, auditiva/surdez, surdo-cegueira, deficiência múltipla ou dificuldade de fala, e devem fazer constar as necessidades do paciente, nas fichas e demais listagens;

b) identificar o atendimento especial em Libras com o símbolo internacional da surdez, na edificação, nos materiais e no uniforme dos atendentes;

c) prover atendimento com apoio de intérprete de Libras e guia-intérpretes para surdo-cegos, em consultas, internaçõies e atendimentos de emergência por convênio, plantão ou meios eletrônicos.


Pela modalidade da Libras ser gestual-visual alguns sinais são motivados pelo referente que representam. Dessa forma, existe um grupo de sinais que pode ter como motivação a própria ação, o formato ou tamanho do objeto; estes são chamados de sinais icônicos.
O sinal para médico e medicina já sofreu modificação durante os anos. Por muito tempo foi usado o sinal com motivação no estetoscópio.



Sinal de médico - ANTIGO

Atualmente o sinal tem sua motivação no exame do reflexo, quando se bate com o martelinho no joelho do paciente.

Sinal de médico - USADO ATUALMENTE

Fonte da imagem: http://www.acessobrasil.org.br/libras/