
Pages
▼
Sunday, November 22, 2009
Saturday, November 21, 2009
Thursday, November 19, 2009
Implante Coclear - III
Essa já é a terceria postagem que faço sobre o IMPLANTE COCLEAR. Assim como muitos acharam interessante, outros têm opinião contrária. No vídeo abaixo, ouvimos um surdo expressando sua opinião. Eu assisti e achei bem interessante. Vale apena assistir e tirar sua própria opinião.
Implante Coclear - II
Ana Mara Braga fez uma excelente entrevista com um médico que passou diversas informações sobre o Implante Coclear. Assista abaixo.
Implante Coclear - I
O implante coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, também conhecido como ouvido biônico, que estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo, afim de ser decodificado pelo córtex cerebral.
O funcionamento do implante coclear difere do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). O AASI amplifica o som e o implante coclear fornece impulsos elétricos para estimulação das fibras neurais remanescentes em diferentes regiões da cóclea, possibilitando ao usuário, a capacidade de perceber o som.
Atualmente existem no mundo, mais de 60.000 usuários de implante coclear.
LEIA MAIS AQUI
Thursday, November 12, 2009
Boas notícias para o mundo dos TILS - Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais
Câmara reconhece profissão de intérprete da língua de sinais.
A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (11) a votação do projeto de lei 4673/2004, de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS), que reconhece a profissão de intérprete da língua brasileira de sinais (Libras).
A proposta recebeu parecer favorável das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça. Como é um projeto de tramitação conclusiva pelas comissões, segue direto para apreciação do Senado Federal.
De acordo com o texto, os profissionais passam a ser reconhecidos para realizar a interpretação
das duas línguas - língua portuguesa e Libras - de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação. A proposta também visa interpretar as atividades didático-pedagógicas e culturais, viabilizando o acesso aos conteúdos curriculares, desenvolvidas nas instituições de ensino que ofertam educação fundamental, ensino médio e ensino superior.
Fica estabelecido pelo projeto que os profissionais deverão estar devidamente habilitados em curso superior ou de pós-graduação, em instituição regularmente reconhecida. Para os intérpretes que já exercem a função, fica estabelecido um prazo de dez anos para a sua adequação, podendo atuar neste período através de exame de proficiência em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa.
Segundo a autora da proposta, o desconhecimento da língua brasileira de sinais e a falta de intérpretes acentuam a exclusão social dos deficientes auditivos. "O direito à comunicação é um direito essencial do ser humano. A língua brasileira de sinais permite ao surdo sua integração social e participar como cidadão. É preciso mais que ter uma língua, ter um país que a reconhece como direito essencial", afirmou Maria do Rosário.
Fonte:http://www.ptnacamara.org.br/
(Recebi da lista de discussão BrasILS)
Wednesday, November 11, 2009
Comunicando Com os Surdos
Uma linguagem com o surdo contém muito mais do que apenas LIBRAS. Contém expressão, obseração e desejo de romper as barreiras de comunicação. Nilton Câmara fala sobre o tema com propriedade. Vale apenas assistir nesse vídeo.
Tuesday, November 10, 2009

HISTÓRIA A CRIAÇÃO DO INES, FENEIS, ASSOCIAÇÕES DE SURDOS. QUEM SÃO E O QUE FAZEM. QUAL O PAPEL DA MEMORIA PARA A HISTORIA DE NOSSA VIDA.
TUDO TEM SUA HISTÓRIA, INCLUINDO OS OBJETOS DE USO PESSOAL COMO O APARELHO AUDITIVO, ROUPA, PORCELANAS, TELEFONES, LÃMPADAS, TELEVISÃO, RELÓGIO, ETC...
ESTE TRABALHO DEVE A DURAÇÃO DE TRÊS MÊS, DE PESQUISA, INFORMAÇÕES, CONVERSAÇÕES ENTRE OS ALUNOS SURDOS E A PROFESSORA, BEM COMO OS CONVIDADOS PARA AS PALESTRES.
Monday, November 9, 2009
Projeto de História


Apresentações dos alunos: História de Vida.
Os alunos escreveram individualmente um texto relatando os fatos ocorridos em suas vidas.
Os alunos escreveram individualmente um texto relatando os fatos ocorridos em suas vidas.
Felizes Aqueles Que Não Seguem Conselhos Maus
Música em Libras. Felizes aqueles que não andam em caminhos maus e aqules que não seguem conselhos maus.
Friday, November 6, 2009
Falando Com as Mãos
A inclusão de crianças com deficiência auditiva sempre foi polêmica, mas recentemente ganhou um novo rumo em nosso país. De acordo com a política do governo federal, elas não devem mais ficar segregados nas escolas especiais e precisam estudar desde cedo em unidades comuns, com um intérprete que traduza todas as aulas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o contraturno preenchido por atividades específicas para surdos. Problema resolvido? Nem de longe. Enquanto entidades do setor ainda denunciam a falta de estrutura para a implementação das regras (leia o quadro na página 74), os docentes já começam a receber parte dessa nova clientela e estão criando formas próprias de trabalho - muitas com sucesso. Clique Aqui Para Aprender Libras Gratuitamente ou/e Clique Aqui Para Ler Toda a Matéria Acima.
Flavio Brim
Flavio Brim
Wednesday, November 4, 2009
Marcas do que se foi


http://www.4shared.com/audio/ZYPK0ld8/NATAL_-_Musicas_Natalinas_-_Ma.htm
http://www.4shared.com/get/190429944/2c58cb16/Nenhum_de_Ns_-_Marcas_do_que_s.html
Click no play para OUVIR a música