Pages

Sunday, November 22, 2009

Através destes exemplos, o professor ou o instrutor de LIBRAS poderá ter outras idéias para ampliar e/ou incluir outros objetos. Com os alunos ouvintes também será divertido desenvolver, assim facilitará a comunicação entre alunos surdos e ouvintes.
Nesta atividade todos os alunos deveram pernanecer em silêncio, até ao termino da dinâmica. Caso o participante da frente não entenda a palavra digitada ou sinalizada, só poderá ser repetida por três vezez, e após, repassar do jeito que entendeu.

Saturday, November 21, 2009



Cartão de Natal




BINGO DO ALFABETO MANUAL
Esta atividade poderá ser desenvolvida em classes mistas, ou seja, onde alunos surdos e ouvintes compartilhem o mesmo contexto educacional, assim favorecendo o processo de inclusão.



Thursday, November 19, 2009

Implante Coclear - III

Essa já é a terceria postagem que faço sobre o IMPLANTE COCLEAR. Assim como muitos acharam interessante, outros têm opinião contrária. No vídeo abaixo, ouvimos um surdo expressando sua opinião. Eu assisti e achei bem interessante. Vale apena assistir e tirar sua própria opinião.

Implante Coclear - II

Ana Mara Braga fez uma excelente entrevista com um médico que passou diversas informações sobre o Implante Coclear. Assista abaixo.

Implante Coclear - I



O implante coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, também conhecido como ouvido biônico, que estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo, afim de ser decodificado pelo córtex cerebral.

O funcionamento do implante coclear difere do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). O AASI amplifica o som e o implante coclear fornece impulsos elétricos para estimulação das fibras neurais remanescentes em diferentes regiões da cóclea, possibilitando ao usuário, a capacidade de perceber o som.
Atualmente existem no mundo, mais de 60.000 usuários de implante coclear.

LEIA MAIS AQUI

Thursday, November 12, 2009

Boas notícias para o mundo dos TILS - Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais

(Foto interpretando este ano no seminário ODM - Objetivos do Milênio)


Câmara reconhece profissão de intérprete da língua de sinais.

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira (11) a votação do projeto de lei 4673/2004, de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS), que reconhece a profissão de intérprete da língua brasileira de sinais (Libras).

A proposta recebeu parecer favorável das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça. Como é um projeto de tramitação conclusiva pelas comissões, segue direto para apreciação do Senado Federal.

De acordo com o texto, os profissionais passam a ser reconhecidos para realizar a interpretação
das duas línguas - língua portuguesa e Libras - de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação. A proposta também visa interpretar as atividades didático-pedagógicas e culturais, viabilizando o acesso aos conteúdos curriculares, desenvolvidas nas instituições de ensino que ofertam educação fundamental, ensino médio e ensino superior.

Fica estabelecido pelo projeto que os profissionais deverão estar devidamente habilitados em curso superior ou de pós-graduação, em instituição regularmente reconhecida. Para os intérpretes que já exercem a função, fica estabelecido um prazo de dez anos para a sua adequação, podendo atuar neste período através de exame de proficiência em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa.

Segundo a autora da proposta, o desconhecimento da língua brasileira de sinais e a falta de intérpretes acentuam a exclusão social dos deficientes auditivos. "O direito à comunicação é um direito essencial do ser humano. A língua brasileira de sinais permite ao surdo sua integração social e participar como cidadão. É preciso mais que ter uma língua, ter um país que a reconhece como direito essencial", afirmou Maria do Rosário.

Fonte:http://www.ptnacamara.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1732:camara-aprova-reconhecimento-da-profissao-de-interprete-da-lingua-de-sinais&catid=1:latest-news&Itemid=108

(Recebi da lista de discussão BrasILS)

Wednesday, November 11, 2009

Comunicando Com os Surdos

Uma linguagem com o surdo contém muito mais do que apenas LIBRAS. Contém expressão, obseração e desejo de romper as barreiras de comunicação. Nilton Câmara fala sobre o tema com propriedade. Vale apenas assistir nesse vídeo.

Quero ver Você não Chorar


MUSICA PARA O NATAL QUE APROXIMA
QUERO VER VOCÊ NÃO CHORAR

Tuesday, November 10, 2009

MATERIAL UTILIZADO PARA A EXPLICAÇÃO DE COMO DEVERIA REALIZAR AS PESQUISAS DAS FOTOS PARA A EXPOSIÇÃO E REDIGIR O TEXTO.
ALUNOS SURDOS LENDO AS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM CADA FOTO DOS CARTAZES DOS AMIGOS. ASSIM UM CONHECENDO MELHOR O OUTRO.

ESQUEMA DE EXPLICAÇÃO SOBRE OS FATOS OCORRIDOS NA HISTÓRIA DO SURDO.
HISTÓRIA A CRIAÇÃO DO INES, FENEIS, ASSOCIAÇÕES DE SURDOS. QUEM SÃO E O QUE FAZEM. QUAL O PAPEL DA MEMORIA PARA A HISTORIA DE NOSSA VIDA.
TUDO TEM SUA HISTÓRIA, INCLUINDO OS OBJETOS DE USO PESSOAL COMO O APARELHO AUDITIVO, ROUPA, PORCELANAS, TELEFONES, LÃMPADAS, TELEVISÃO, RELÓGIO, ETC...
ESTE TRABALHO DEVE A DURAÇÃO DE TRÊS MÊS, DE PESQUISA, INFORMAÇÕES, CONVERSAÇÕES ENTRE OS ALUNOS SURDOS E A PROFESSORA, BEM COMO OS CONVIDADOS PARA AS PALESTRES.

Monday, November 9, 2009

Projeto de História




Apresentações dos alunos: História de Vida.
Os alunos escreveram individualmente um texto relatando os fatos ocorridos em suas vidas.


PROJETO TODOS TEMOS UMA HISTÓRIA A CONTAR

Tua Luz Brilhou

Música em Libras. Tua Luz brilhou.

Felizes Aqueles Que Não Seguem Conselhos Maus

Música em Libras. Felizes aqueles que não andam em caminhos maus e aqules que não seguem conselhos maus.

Vem Reinar em Mim

Música em Libras. Um convite para Deus vir reinar em mim.

Friday, November 6, 2009

Falando Com as Mãos

A inclusão de crianças com deficiência auditiva sempre foi polêmica, mas recentemente ganhou um novo rumo em nosso país. De acordo com a política do governo federal, elas não devem mais ficar segregados nas escolas especiais e precisam estudar desde cedo em unidades comuns, com um intérprete que traduza todas as aulas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o contraturno preenchido por atividades específicas para surdos. Problema resolvido? Nem de longe. Enquanto entidades do setor ainda denunciam a falta de estrutura para a implementação das regras (leia o quadro na página 74), os docentes já começam a receber parte dessa nova clientela e estão criando formas próprias de trabalho - muitas com sucesso. Clique Aqui Para Aprender Libras Gratuitamente ou/e Clique Aqui Para Ler Toda a Matéria Acima.


Flavio Brim

Wednesday, November 4, 2009

Marcas do que se foi


Click aqui para ABAIXAR a música

http://www.4shared.com/audio/ZYPK0ld8/NATAL_-_Musicas_Natalinas_-_Ma.htm


http://www.4shared.com/get/190429944/2c58cb16/Nenhum_de_Ns_-_Marcas_do_que_s.html

Click no play para OUVIR a música