Bienvenido

Treinando Libras

Thursday, March 10, 2016

Treinando Libras

Link to Treinando Libras

Libras é ensinada no IFRO para facilitar comunicação com alunos com surdez

Posted: 10 Mar 2016 03:24 PM PST


Desde o começo do ano letivo, alunos do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), em Cacoal (RO), cidade a cerca de 480 quilômetros de Porto Velho, recebem noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Conforme a direção, a iniciativa já era desenvolvida na unidade, mas foi ampliada devido o ingresso de dois alunos com deficiências auditivas.
"Nossa meta com esse projeto é minimizar as situações que dificultam a interação dos alunos com deficiência auditiva com os demais colegas do campus e vice versa", explicou o diretor de ensino, Adilson Miranda.
A tradutora e intérprete de Libras, Michelle Ayres, é a responsável por ministrar as aulas na unidade. O projeto, que é desenvolvido uma vez por semana em cada turma e acontece durante as aulas vagas, deve ser ampliado em breve.
"Além das aulas, também serão realizadas apresentações musicais e teatrais, elaboradas pelos alunos ouvintes. Nossa intenção não é só capacitar o aluno academicamente, mas fazer com que ele sinta o prazer de estudar e interagir com os colegas", apontou.
Douglas Pepe Silva, de 17 anos e que tem perda auditiva, é aluno do curso técnico em informática. Conta que se sente feliz com a iniciativa, que tem facilitado seu processo de aprendizagem e o aproximou dos demais alunos.
"Fico até emocionado ao ver o pessoal tentando aprender a linguagem de sinais para se comunicar comigo", diz o estudante, acrescentando que durante o bate-papo com os amigos, a comunicação é feita por meio de mensagens de texto pelo celular ou gestos. "Só não podem mandar vídeos, sem legendas em libras", brincou.
Jhon Patrik, de 18 anos, diz que já tinha noções da linguagem de sinais, por ter um primo surdo e isso facilitou sua comunicação com Douglas. Com isso, ele passou a ser uma espécie de porta voz entre ele e os estudantes ouvintes. "É engraçado, às vezes, a gente está conversando e de repente se forma um círculo de pessoas em nossa volta querendo saber o que estamos comunicando", contou.






A tradutora e intérprete de Libras, Michelle Ayres, é a responsável por ministrar as aulas no IFRO, em Cacoal (Foto: Rogério Aderbal/G1)

Texto e imagem de www.g1.globo.com

Treinando Libras

Wednesday, March 9, 2016

Treinando Libras

Link to Treinando Libras

CCT aprova uso de legendas e linguagem de sinais na propaganda eleitoral gratuita

Posted: 08 Mar 2016 10:35 PM PST



O uso de legendas e da Linguagem Brasileira de Sinais na propaganda eleitoral gratuita e nos debates na televisão deverá ser obrigatório. Projeto com esse objetivo (PLS nº 272/2014), que altera a Lei Eleitoral e a Lei dos Partidos Políticos, foi aprovado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
Segundo o relator da matéria na comissão, senador Telmário Mota (PDT–RO), a proposta se enquadra no Estatuto da Pessoa com Deficiência, segundo o qual o Poder Público deve garantir à pessoa com deficiência todos os direitos políticos e a oportunidade de exercê-los em igualdade de condições com as demais pessoas.
Mais detalhes com a repórter Nara Ferreira, da Rádio Senado.








fonte: http://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2016/03/cct-aprova-uso-de-legendas-e-linguagem-de-sinais-na-propaganda-eleitoral-gratuita

Treinando Libras

Tuesday, March 1, 2016

Treinando Libras

Link to Treinando Libras

Sol todos os dias

Posted: 29 Feb 2016 05:26 PM PST


Olá hoje vamos aprender como responder a pergunta. 

P: Como estava o clima na sua cidade semana passada?

R: Semana passada fez sol todos os dias!

Se fez sol todos os dias na sua cidade essa semana nos ajude a compartilhar ;)




A sua interação conosco é muito importante por isso
nos acompanhe através dos nossos canais:
blogger: treinandolibras.blogspot.com.br
Facebook: www.facebook.com/treinandolibras/
Youtube: youtube.com/channel/UC9zkIn97tJPOjZU16JIu49Q
G+: plus.google.com/104339316235028789354/


Não esqueça de preencher nossa pesquisa de interesse em: http://treinandolibras.blogspot.com.br/p/pesquisa-de-interesse.html



Petrolina - Curso Básico Libras

Posted: 29 Feb 2016 05:05 PM PST

Estão abertas até sexta-feira (26), as inscrições para um curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. São 50 vagas distribuídas em duas turmas. A capacitação é promovida pela secretaria de saúde e é voltada a pessoas que desejam aprender a linguagem.
A inscrição deve ser realizada presencialmente na sede do Centro Auditivo que fica na Rua Tobias Barreto, 240, no Centro de Petrolina. É preciso levar apenas uma foto 3X4. O curso terá início no dia 1º de março e terá duração de três meses.

As turmas acontecerão nas terças-feiras das 8h às 10h e das 10h às 12h. Outras informações pelo telefone (87) 3863-3129.